Dia nacional da asma

dia-nacional-asma-engemed

Dia 21 deste mês foi o dia nacional da Asma.
Uma data que serve como alerta para quem possui a doença, e uma maior conscientização e cuidado de todos. Entre 10% e 25% da população brasileira sofre de Asma brônquica, uma doença geralmente crônica.
A asma é uma doença alérgica que ocasiona a compressão dos brônquios e bronquíolos dos pulmões, dificultando a respiração e causando mal estar. Caso não seja tratada com, a doença pode piorar e gerando o cansaço, falta de ar e em casos mais graves, a morte. A asma pode mostrar sintomas na infância ou na fase adulta, mas não significa que ela vai estar sempre presente na vida do individuo. As crises podem o correr com diferentes tipos de gatilhos. Estes gatilhos causam a inflamação das vias aéreas dificultando a respiração.
Poeira, fumaça, mofo, cheiros fortes, e pelos de animais são desencadeantes da Asma. Os sintomas comuns variam de dor ou ardência no peito, dificuldade ao respirar, chiado característico, tosse; estes sintomas podem aparecer a qualquer momento como uma crise .
A asma não tem cura, mas pode ser revertida automaticamente ou via medicamentos. Existem tratamentos adequados que promovem uma vida saudável e normal.
No inverno, a estação que começou esta semana também, os sintomas da Asma podem piorar devido ao ar frio e a grande tendência de ficarmos mais tempo em locais fechados. Podemos tomar algumas prevenções para evitar as crises respiratórias:
Limpe as narinas com soro fisiológico mantendo as húmidas;
Limpe a casa com frequência, mas não use produtos de limpeza com cheiros fortes;
Deixe janelas e portas abertas para ventilar o ambiente;
Troque as roupas de cama com frequência;
Tenho cuidados com os animais de estimação, mantendo-os sempre limpos e se possível fora de casa;
Mantenha-se longe de muita poluição e fumaças se possível;

Caso sinta os sintomas procure ajuda medica!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.