Exercitar-se faz bem!

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No dia 1º de Setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. A valorização desse profissional é muito importante, já que nos aconselha a sempre praticar exercícios e valorizar o bem estar e um modo de vida mais saudável.

A prática de exercícios melhora todo o tipo de resposta do nosso corpo e mente, incluindo nosso lado profissional. Uma recente pesquisa publicada no periódico American College Sports Medicine concluiu que a prática de atividades físicas durante 30 minutos ao dia é capaz de melhorar, em até 15% o rendimento do indivíduo no trabalho. Cerca de 60% dos participantes desta pesquisa afirmam que, depois de iniciarem uma rotina esportiva sentiram melhoras perceptíveis na capacidade de gerir horários e prazos, e também na performance mental e operacional no trabalho.

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Seja qual for a prática esportiva escolhida, ela traz benefícios a todo o organismo, garantindo que as demais atividades do dia-a-dia sejam executadas com maior agilidade e paciência. Um exemplo é o caso de concurseiros e estudantes, os exercícios físicos devem fazer parte do cronograma de estudos, sendo atividades essenciais para o período preparatório.

A prática de exercícios deve ser moderada, mas constante para que não sejam desgastados os músculos e articulações e para que o sono não seja superficial em virtude do excesso de adrenalina liberada. Por isso, a atividade física não é recomendada próxima ao horário de dormir.

A desculpa de falta de tempo não convence mais ninguém. O trabalhador que reserva alguns minutos da semana para exercitar-se terá mais disposição e seu serviço irá render muito mais. Adote algumas dicas para ter energia extra:

  • Durma bem. Recomendam-se oito horas de sono para um adulto.
  • Cuide da alimentação, prefira carnes magras, frutas e vegetais.
  • Alongue-se. Para cada hora de trabalho, você deve parar de 5 a 10 minutos para alongar.
  • Caminhe no ambiente de trabalho ou em casa. Usar as escadas ajuda.
  • Fique aberto para atividades físicas não programadas, como subir e descer lances de escadas, estacionar o carro mais distante e também descer do ônibus um ponto antes.
  • Utilize um pedômetro na cintura para contar quantos passos você deu ao longo do dia e saber quanto você se movimenta. Uma pessoa ativa deve caminhar cerca de 10 mil passos por dia.

Pratique exercícios e surpreenda-se!

Fonte: Terra, Viva Saúde  e Mundo Educação.

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