O que as características do corpo revelam sobre a nossa saúde

caracteristicas-d-corpo-falam-sobre-a-saude-engemed

Cor dos olhos, postura, tipo de cabelo, pernas… Agora vamos abrir espaço para a estética? Errado. Atributos naturais de cada um podem dizer muito, sobre a saúde e o organismo do individuo, segundo a medicina.
A muito tempo nós nos auto avaliamos para saber o que somos predispostos a ter ou não, a ciência estuda e mostra diversos detalhes do corpo podem estar agrados a doenças ou a propensão a elas. Veja algumas:

OLHOS CLAROS: O simples fato de ter a íris azul ou verde, já é de fato de risco para ter cegueira. É que essas cores assim por dizer desbotadas, são menos resistente aos efeitos nocivos dos raios de sol. Daí a importância de se usar óculos escuros com filtro em ambientes externos.

CABELO ENCARACOLADO: Detentores de uma cabeleira crespa se desgastam menos do que carecas, segundo um curioso estudo da Universidade Federal de Minas Gerais. Esse tipo de madeixa protege a cabeça do calor por servir de barreira contra os raios ultravioletas e ainda possui espaço para o ar resfriar a cabeça.

GENO VALGO: Esse é o nome dado aos joelhos curvados para dentro. Comum nas mulheres, essa característica sobrecarrega as articulações do corpo, o que pode gerar a condromalacia, um desgaste da cartilagem do fêmur, o osso da coxa e a patela, causando dores.

-> Acompanhe mais dicas de saúde com a Engemed saúde ocupacional!

PÉ CURVADO DE MAIS: Existe ainda quem mal encoste a extremidade interna do pé no chão, pés que se encaixam nesse formato causam maiores dificuldades. Eles podem disparar incômodos e dores nos joelhos.

PÉ CHATO: Também conhecido pelos especialistas como plano, ele dificulta a fase de impulsão de uma passada, em outras palavras exige muito do corpo para um movimento gerando cansaço precoce e dores na sola do pé.

UNHAS QUEBRADIÇAS: se elas se quebram facilmente é sinal de que o sistema imunológico estão ruindo. Isso também é um sinal da falta de ZINCO (mineral encontrado em frutos do mar) eles são a as forças da unha.

DEDO ANELAR AVANTAJADO: Apesar e sugerir uma melhor predisposição ao câncer de próstata, há quem diga que essa característica é sinônimo de fertilidade para os homens. As evidencias cientificas são inconclusivas, mas há chances, de no futuro, os especialistas em reprodução darem uma boa olhada em suas mãos.

É MITO! : nenhum traço do corpo é prova cabal de algum tipo de doença ou distúrbio, isso só mostra que é necessário estar sempre atento a saúde, e visitar constantemente o médico para o checape geral do nosso corpo.

Fonte: Infográfico Saúde Abril.

Leia também: Como combater o colesterol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.