O que é AET (Análise Ergonômica do Trabalho)?

dor-nas-costas.engemed

A sigla AET significa Análise Ergonômica do Trabalho, também chamada de parecer ergonômico ou laudo ergonômico. Trata-se de um documento essencial na avaliação (quantitativa e qualitativa) dos riscos ergonômicos presentes nas máquinas, equipamentos, postos de trabalho e na execução da atividade profissional.

Qual a diferença entre análise ergonômica do trabalho e laudo ergonômico?

A análise ergonômica do trabalho ou laudo ergonômico são dois termos que causam muita controvérsia entre os profissionais da área de segurança do trabalho, mas na verdade é que o termo “laudo ergonômico” na teoria não existe, pois se verificarmos a norma regulamentadora nº 17 notaremos que nenhum momento menciona-se o termo “laudo ergonômico”, somente Análise Ergonômica do Trabalho – AET.

No entanto, na prática o termo “laudo ergonômico” é bastante mencionado pelos profissionais da área de segurança e saúde do trabalho, pelas consultorias de segurança do trabalho. Porém, o termo “laudo ergonômico”, somente é utilizado a pedido de um juiz, em uma ação judicial, através de um perito indicado por ele.

Qual empregador está obrigado a realizar análise ergonômica?

Primeiramente, recomendamos analisarmos o subitem 17.1.2 da NR 17, que diz:

“17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.”

Portanto, a Análise Ergonômica  do Trabalho – AET será necessária para todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou procedimentos os expõe a riscos, que por sua natureza ou método de trabalho, impliquem em levantamento, transporte e descarga individual de materiais, assim como, atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores ou inferiores.

Quem pode assinar a Análise Ergonômica do Trabalho – AET?

As análises ergonômicas do trabalho devem ser elaboradas por ergonomistas, ou seja, profissionais que possuem especialização na área da ergonomia, podendo ser eles: fisioterapeutas, médicos do trabalho, engenheiros de segurança, entre outros.

A ENGEMED possui uma qualidade na elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho – AET e profissionais que são especializados e competentes para elaboração.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.