Dicas para controlar as crises de abstinência de nicotina

cigarro

Você afinal se convenceu de que o cigarro é um problema em sua vida e marcou dia e hora para parar de fumar. O importante, então, é estar bem preparado para enfrentar os sintomas das crises de abstinência, responsáveis pelas recaídas, porque basta uma tragada para livrar-se do mal-estar e ansiedade que elas provocam . Fique firme. Não caia nessa.  Os dois primeiros dias são os piores. Daí em diante a frequência e a intensidade das crises vai diminuindo e a falta que você sente do cigarro também.

Segue abaixo uma relação de medidas simples que podem ajudá-lo a superar essa fase difícil das crises de abstinência.

  • Tome muita água, vários copos por dia. Isso vai ajudar você a sentir-se melhor. Toda vez que você pensar em acender um cigarro, tome água;

 

  • Tenha sempre pequenas porções de alimentos não muito calóricos à mão: cenouras, pepinos, castanhas e frutas secas, por exemplo. Realizar várias refeições menores durante o dia ajuda a combater a ansiedade, especialmente quando bate aquela vontade louca de fumar;

 

  • Pratique atividade física. O exercício ajuda controlar o peso e a liberar serotonina e endorfina, neurotransmissores  que promovem sensação de bem-estar;

 

  • Faça um check-upcardiopulmonar antes de começar a fazer exercícios. Depois escolha uma modalidade de que você goste. Bicicleta, caminhada, yoga, alongamento, tai chi, dança, tudo vale. Se você curte, meditação e trabalhos manuais também podem ser úteis;

 

  • Evite permanecer no mesmo ambiente com outros fumantes. Se alguém mais na sua casa ou no trabalho fuma, seria bom tentar incluí-lo na batalha contra o tabagismo;

 

  • Tente visualizar os benefícios que deixar de fumar lhe trouxe: sua pele está mais bonita, o paladar mais aguçado e o olfato mais sensível. E o melhor de tudo: você está mais protegido contra de doenças graves e, pode ter certeza, ganhou em tempo e qualidade de vida;

 

  • Pense nas pessoas que deixaram de ser prejudicadas pela fumaça do seu cigarro, quando você parou de fumar. Seus filhos, parentes e animais de estimação não mais foram obrigados a inalar as substâncias tóxicas que você espalhou pelo ambiente, durante muito tempo;

 

  • Saiba que é possível evitar o ganho de peso (o grande medo das mulheres, especialmente, é esse), quando a pessoa para de fumar. Praticar exercícios, beber muita água e manter a dieta fracionada com pequenos lanches saudáveis durante o dia é um bom começo para controlar o peso.

Além disso, os medicamentos atuais são bastante eficazes para contornar esse problema. Acredite as medidas acima podem ajudar bastante quem está decidido a parar de fumar. No entanto, se as crises de ansiedade forem muito intensas, pode-se associar medicação ansiolítica principalmente nos três primeiros meses de abstinência.

2 comentários em “Dicas para controlar as crises de abstinência de nicotina

  1. wilmar travaini alves disse:

    O que fazer para diminuir a irritação ? Estou 5 dias sem fumar, pro estress.

  2. Roberto disse:

    Eu parei de fumar faz 3 meses o pior é que ando muito irritado não sei oque fazer mais, não sinto vontade de fumar mas o mal humor parece 24h

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