Sustentabilidade e Coleta Seletiva: Saiba como melhorar o meio ambiente e ser uma empresa sustentável

Sustentabilidade

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema.

A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.

O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, ele pode ser aplicado desde uma comunidade até todo o planeta.

A sustentabilidade é alcançada através do Desenvolvimento Sustentável, definido como:

“o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”.

O desenvolvimento sustentável tem como objetivo a preservação do planeta e atendimento das necessidades humanas. Isso quer dizer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras.

Tripé da Sustentabilidade

O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta.

  • Social: Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.
  • Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.
  • Econômico: Relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.

O tripé da sustentabilidade: aspectos sociais, ambientais e econômicos precisam trabalhar em conjunto.

Tipos de Sustentabilidade

Sustentabilidade Ambiental

A Sustentabilidade ambiental abrange a conservação e a manutenção do meio ambiente.

Importante notar que, para que a sustentabilidade ambiental seja efetivada, as pessoas devem estar em harmonia com o meio ambiente, para obterem melhoria na qualidade de vida.

O objetivo da sustentabilidade ambiental é que os interesses das gerações futuras não estejam comprometidos pela satisfação das necessidades da geração atual.

Sustentabilidade Social

A sustentabilidade social sugere a igualdade dos indivíduos, baseado no bem estar da população.

Para isso, é necessária a participação da população, com intuito de fortalecer as propostas de desenvolvimento social, acesso à educação, cultura e saúde.

Sustentabilidade Empresarial

Atualmente, muitas estratégias de responsabilidade social de empresas estão pautadas na sustentabilidade.

Produtos e ações sustentáveis na área empresarial ganham destaque e o gosto dos consumidores. As pessoas estão cada vez mais conscientes do peso ecológico e social de suas escolhas.

Nesse caso, a empresa possui uma postura de responsabilidade com os valores ambientais e sociais. Além de fundamentada na preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Sustentabilidade Econômica

A sustentabilidade econômica é fundamentada num modelo de gestão sustentável. Isso implica na gestão de adequada dos recursos naturais, que objetivam o crescimento econômico, o desenvolvimento social e melhoria da distribuição de renda.

Em resumo, corresponde à capacidade de produção, de distribuição e de utilização das riquezas produzidas pelo homem, buscando uma justa distribuição de renda.

sustentabilidade

Exemplos de Sustentabilidade

As ações sustentáveis podem ser adotadas desde indivíduos até o nível global. Veja alguns exemplos:

Ações Individuais

  • Economia de água;
  • Evitar o uso de sacolas plásticas;
  • Reduzir o consumo de carne bovina;
  • Preferência por consumir produtos biodegradáveis;
  • Separar o lixo para coleta seletiva;
  • Reciclagem;
  • Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas. Adotar transportes coletivos ou caronas.

Ação Comunitária

Na comunidade do Vale Encantado, no estado do Rio de Janeiro, os moradores buscaram investimentos com colaboradores para melhoria do local onde vivem.

Eles implantaram um sistema de esgoto, painéis solares, biodigestores, horta comunitária e oportunidades econômicas relacionadas com o turismo ecológico. Tais condições favoreceram a melhoria da qualidade de vida de todos.

A comunidade ficou reconhecida internacionalmente como um modelo de desenvolvimento sustentável.

Ações Globais

  • Limitação do crescimento populacional;
  • Garantia de alimentação em longo prazo;
  • Preservação da biodiversidadee dos ecossistemas;
  • Diminuição do consumo de energia;
  • Desenvolvimento de tecnologias que possibilitem o uso de fontes energéticas renováveis;
  • Aumento da produção industrial nos países não industrializados à base de tecnologias ecologicamente viáveis;
  • Criação de Unidades de Conservação. No Brasil, existem diversas áreas protegidas;
  • Controle da urbanização e integração entre campo e cidades menores.

Educação Ambiental

A Educação Ambiental corresponde à conscientização ambiental para questões que envolvem a valorização do meio ambiente e o comprometimento de atitudes voltadas à sua preservação.

A importância da educação ambiental reside na formação de cidadãos conscientes. Ela visa o aumento de práticas sustentáveis, bem como a redução de danos ambientais.

Coleta Seletiva

A Coleta seletiva e a reciclagem de lixo tem um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias primas que de outro modo seriam retiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados nas coletas seletivas de lixo. Esta publicação tem como finalidade indicar os principais passos para implantação de um sistema de coleta, de forma simples e objetiva.

O que é coleta seletiva?

É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

O que é a reciclagem?

É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassouras ou fibras para moletom. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.

Reciclável é diferente de reciclado

Reciclável indica que o material pode ser transformado em outro novo material. Reciclado indica que o material já foi transformado. Algumas vezes, o material que foi reciclado pode sofrer o processo de reciclagem novamente. Certos materiais, embora recicláveis, não são aproveitados devido ao custo do processo ou à falta de mercado para o produto resultante.

Reciclar é diferente de separar

Reciclar consiste em transformar materiais já usados em outros novos, por meio de processo industrial ou artesanal. Separar é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado. A separação ou triagem do lixo pode ser feita em casa, na escola ou na empresa. É importante lembrar que a separação dos materiais de nada adianta se eles não forem coletados separadamente e encaminhados para a reciclagem.

Vantagens da Coleta Seletiva

Contribui para melhoria do meio ambiente, na medida em que:

  • Diminui a exploração de recursos naturais;
  • Reduz o consumo de energia;
  • Diminui a poluição do solo, da água e do ar;
  • Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
  • Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;
  • Diminui o desperdício;
  • Diminui os gastos com limpeza urbana;
  • Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias;
  • Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

coletaseletiva

coleta seletiva2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.