8 cuidados que sua empresa deve ter para se adequar ao eSocial

Listamos aqui nesse post, os principais cuidados, aliás, os 8 cuidados que sua empresa deve ter para se adequar ao eSocial, vamos falar sobre o que você precisa ter implantado para essa nova realidade, as normas regulamentadoras são essenciais para envio a plataforma do governo e para se isentar de possíveis multas ou autuações inesperadas.

  1. Implantar Saúde e Segurança do Trabalho

Para o envio das informações ao eSocial é necessário que implante na sua empresa, as principais Normas Regulamentadoras, que são elas NR9 – PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais), serão solicitados os dados do documento no evento do eSocial S-2240 o qual é pertinente a segurança do trabalho, onde são informados os riscos ocupacionais que os seus colaboradores tem no ambiente de trabalho. NR7 – PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), serão solicitados os dados no evento do eSocial S-2220 que é pertinente a saúde ocupacional, onde serão informados os exames ocupacionais de seus colaboradores, tais como admissionais, demissionais, periódicos, mudança de função e retorno de trabalho, além disso algumas informações do próprio documento de PCMSO. NR17 – AET (Análise Ergnômica do Trabalho), laudo esse que informa os riscos ergonômicos solicitados no evento S-2240. Para algumas empresas também será necessário à elaboração do documento de LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho), esse laudo informa os dados dos riscos químicos, físicos, de calor entre outros e serve para saber se atividade que os colaboradores apresentam direito à aposentadoria especial conforme definição do INSS. Além dos laudos indicados anteriormente podemos citar também os laudos de Insalubridade e de Periculosidade que atendem respectivamente as NR15 e NR16.

  1. Normas Regulamentadoras essenciais para a entrada do eSocial

As normas que são essenciais são:

NR9 – PPRA

NR7 – PCMSO

NR17 – AET

  1. Sistema de folha de pagamento

Será necessário as empresas se adequarem também ao sistema de folha de pagamento, pois, alguns eventos do eSocial solicitam os dados dos colaboradores, afim de serem enviados também na plataforma.

Banner-eSocial

  1. Sistema de Gerenciamento de Saúde e Segurança do Trabalho

Com um sistema de gerenciamento, o Engemed Online (EOL) você poderá exportar todas essas informações pertinentes a Saúde e Segurança do Trabalho, além de ter o gerenciamento e controle dos exames ocupacionais realizados, controlar os vencimentos e visualizar os documentos do PPRA e PCMSO, acesso a relatórios, perfil demográfico e algumas outras funções apos a inserção dos dados.


 

  1. Sistema que disponibilize os dados para importar ao eSocial

Será necessário um sistema gerencial de Saúde e Segurança do Trabalho para exportar as tabelas nos leiautes propostos pelo governo para importar na plataforma, o nosso sistema EOL está preparado para essa exportação.

  1. Qual empresa de Saúde e Segurança do Trabalho deve escolher

 

  1. Escolha uma empresa que tenha um atendimento diferenciado com um Gestor de Conta dedicado e especializado a todo novo cliente, que se encarrega da gestão interna de todos os processos inerentes àquela conta.
  2. Profissionais habilitados e especialistas na elaboração dos documentos.
  3. Preparada para atender o eSocial.
  4. A Engemed oferece tais serviços e toda estrutura para uma melhor parceria.

 

  1. Autuações inesperadas resultantes em multas

Como a plataforma nova do governo, as fiscalizações serão mais efetivas, nesse caso se adeque o quanto antes para não sofrer uma autuação inesperada, uma multa com valores altos.

  1. Por que nossa empresa pode te auxiliar?

Nós podemos te ajudar, pois estamos prontos para atendê-los, possuímos uma equipe dedica ao eSocial preparada para essa mudança.

Agende uma avaliação gratuita com um de nossos consultores, basta seguir esse link: Agende uma avaliação gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.