Dia Mundial do Coração – 29/09

O Dia Mundial do Coração é comemorado em 29 de setembro para conscientização das pessoas quanto à saúde cardiovascular. O objetivo é incentivar mudanças positivas no estilo de vida para adoção de hábitos saudáveis incluindo alimentação, atividade física e lazer, costume que deve ser seguido desde a infância.

2413576.2


Doenças do coração

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças do coração são as principais causas de morte no Brasil, sendo que as mais comuns são infarto, doença vascular periférica, acidente vascular cerebral (AVC) e morte súbita, podendo ser originadas de má alimentação, falta de exercícios físicos, entre outros fatores. Outras doenças que podem ser fatais estão relacionadas ao surgimento de hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, bem como altos níveis de colesterol no sangue.

Como melhorar a saúde do coração

A melhor forma de evitar o surgimento dessas doenças é a prevenção, através da adoção de hábitos de vidas saudáveis. Veja abaixo algumas dicas:

– Adote uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, hortaliças, cereais integrais e castanhas. Reduza a ingestão de gorduras, doces e refrigerantes. Substitua o leite integral por desnatado; prefira os queijos brancos. Não exagere no sal. Coma peixe 2 a 3 vezes por semana; sardinha, atum e salmão são os mais ricos em Ômega 3. E beba 6 a 8 copos de água por dia.

– Mexa-se! Pratique 30 minutos de exercício físico 4 a 5 vezes por semana. Mas, antes de iniciar qualquer atividade, é preciso passar por avaliação de um médico clínico ou cardiologista.

– Diga não ao Stress! Cultive o bom humor, não guarde mágoas, relaxe. Aulas de Yoga, alongamento e dança são excelentes opções.

– Fim ao tabagismo. Não é fácil se livrar do cigarro, mas saiba que você não está sozinho. Há grupos de apoio e opções de tratamento medicamentoso para te ajudar.

– Visite periodicamente seu médico. Manter bons níveis de pressão arterial, glicose e colesterol são essenciais para a saúde do seu coração.

Cuide-se bem para viver mais e melhor. Nunca é tarde para começar. O seu coração agradece.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.