NR15 – Atividades e Operações Insalubres

Resumo
Descreve as atividades, operações e agentes insalubres, inclusive seus limites de tolerância, definindo, assim, as situações que, quando vivenciadas nos ambientes de trabalho pelos trabalhadores, ensejam a caracterização do exercício insalubre, e também os meios de proteger os trabalhadores de tais exposições nocivas à sua saúde.

Serviços
• Laudo de insalubridade;
• LTCAT.

Validade
Anual

Nota Técnica – LAUDOS DE VIBRAÇÃO
Com as alterações ocorridas no Anexo nº 8 da NR-15 “Atividades e Operações Insalubres” e a inclusão do Anexo 1 na NR-9 “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais” (PPRA), os trabalhadores expostos as vibrações devem ter suas atividades analisadas para verificação se elas se encontram dentro do limites de aceitação determinados pelas Normas.

Exemplos de máquina que transmitem vibração para o operador são:
Empilhadeiras, caminhões, ônibus, tratores, pás carregadeiras, britadeiras, roçadeiras, motosserras, lixadeiras, esmerilhadoras, parafusadeiras e furadeiras de impacto, entre outras.

A ENGEMED possui profissionais habilitados para elaboração de Laudos de vibração, que operam com equipamento para medição de última geração, que atendem as Normas de Higiene Ocupacional NHO 09 e NHO 10 da FUNDACENTRO.