A importância das frutas na alimentação

A fruta é um alimento completo e saudável. É refrescante, nutritivo, saboroso e de baixo valor calórico. Com elas, podemos fazer os mais variados tipos de receitas. Sucos, vitaminas, saladas, sobremesas, bolos, geleias… Sem contar que há os mais variados tipos de frutas! Tem para todos os gostos !
A fruta é um importante integrante da alimentação saudável e seu consumo regular está associado à diminuição de mortalidade e redução da ocorrência de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Você sabe a diferença entre fruto, fruta e pseudofruto?

Fruto é o termo botânico aplicado ao órgão que tem função de proteger e disseminar sementes.
Fruta é termo popular aplicado aos frutos doces e comestíveis, como banana e uva, mas não é aplicado ao tomate, que é um fruto, mas não é doce, são aqui listadas “frutas” seguindo a regra popular e não na acepção de fruto, científica.
Pseudofruto é estrutura carnosa que não se origina do ovário da flor, mas de outras partes florais, como o caju, a maçã, a pera entre outros.

Quais são os benefícios no consumo de fruta?

A fruta possui alto valor nutricional, com na maioria das vezes baixo valor calórico, possui geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas é um instrumento essencial na ajuda do controle de peso e combate da obesidade.
A fruta contém também diversos fotoquímicos que são fundamentais para a saúde, na preservação dos tecidos celulares e prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição.
O consumo regular de fruta está associado à redução do risco de câncer, de doenças cardiovasculares, da doença de Alzheimer, cataratas e de algumas doenças relacionadas ao envelhecimento.
A fruta apresenta benefícios sobre a flora e o trânsito intestinal.
Comer fruta auxilia substancialmente a diminuição do colesterol sanguíneo LDL “ruim” com a menor possibilidade de ter doenças cardiovasculares.

Quanto consumir?
Crianças menores de 2 anos é aconselhável consumir 2 porções o equivalente (entre 100 a 150 gramas).
Crianças de 2 a 3 anos de idade devem consumir 3 porções diárias de frutas (entre 200 a 300 gramas).
Adultos, é indicado o consumo médio de 3 a 5 porções diárias ou 400 gramas de frutas.

Leia também: Comidas de Rua

1 comentário em “A importância das frutas na alimentação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.