Pilates

Você sabe de onde vem o Pilates?
A técnica Pilates tem origem na própria história de vida do Joseph Hubertus Pilates.
Um alemão que teve interesse muito cedo por atividades físicas devido ter sofrido com algumas doenças como: asma, raquitismo e febre reumática.
Mas, foi num campo de concentração em Lancaster-1914, que a técnica começa dar seus primeiros passos, quando Joseph foi considerado “inimigo estrangeiro” pelas autoridades britânicas, foi exilado e aproveitou para fazer suas primeiras experiências em corpos alheios ao seu, utilizava as molas dos colchões para trabalhar resistência muscular (daí vem à origem das molas dos aparelhos de pilates).

O resultado foi incrível: nenhum dos internos que fizeram parte do seu treinamento se contagiou com a epidemia de influenza que matou milhares de outros colegas internos naquela época.
Mais tarde Joseph vai pra Nova York e aprimora a técnica que hoje chamamos de Pilates, trabalhando a reabilitação e condicionamento físico dos bailarinos do New York City Ballet de maneira inovadora e eficaz. A partir daí ele desenvolveu os primeiros aparelhos e a fundamentação dessa técnica que hoje abrange o mundo todo.

O que é Pilates ?
O Pilates é um treinamento corporal que abrange força, alongamento, concentração, respiração e consciência corporal.
Seu grande diferencial consiste na organização física a partir do alinhamento ósseo atingido através de comandos verbais e manuais que o instrutor aplica nos alunos durante as aulas, acionando as musculaturas mais profundas e próximas às articulações para proteger nosso corpo de lesões causadas pelo estress cotidiano.
A partir disso sucede o trabalho nos grandes grupos musculares, que consiste em nossa cadeia muscular superficial e visível proporcionando definição, alongamento, postura entre outros benefícios físicos subseqüentes.
O Pilates trabalha o corpo como um todo, promovendo saúde, beleza e qualidade de vida. Por isso, além de ser uma “malhação” mais saudável; também é a indicação mais completa e avançada atualmente para pessoas que possuem patologias músculos-tendíneas, aliviando a dor gradativamente e prevenindo possibilidades de novas crises.

E seus benefícios ?
Praticar Pilates pode ser considerado um dos melhores exercícios para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pela correria do dia a dia, emagrecer, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e amenizar dores. Enfim, uma infinidade de benefícios que, certamente, auxiliarão seu corpo e sua mente.

A prática de Pilates pode ser feita por qualquer pessoa de 08 a 80 anos, desde que acompanhado por profissionais responsáveis.

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