Como combater o colesterol

combate-ao-colesterol-engemed

Colesterol é uma substância similar às gorduras que circulam pelo sangue, produzido principalmente pelo fígado a partir das gorduras ingeridas. Quanto maior a concentração de colesterol no sangue, maior a sua deposição nas paredes das artérias, ocasionando progressivamente a obstrução do fluxo sanguíneo.
Somado a diversas condições, o colesterol pode se tornar o grande vilão da nossa saúde.
A má alimentação, apesar de não ser o único fator responsável pelo desenvolvimento de um quadro de colesterol alto, é o principal deles. Diversas coisas que amamos comer entram em uma extensa lista de alimentos que influenciam o colesterol, como: Alimentos industrializados; Fast food; Carnes gordas e com gordura aparente, pele de aves; Frios e embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.); Leite integral e derivados de leite (iogurte integral, manteiga, creme de leite, queijos cremosos e amarelos); Sorvetes de massa, chocolates, doces com coco, chantilly, milk-shake, cremes para sobremesa; Biscoitos ou pães amanteigados, folhados, pão de queijo, pão de torresmo e pães doces com recheio; Frituras e alimentos muito gordurosos.
Mas como abrir mão de comer tudo isso? Não é válido parar de vez, mas fazer algumas substituições no cardápio, para controlar os índices dessa substância no sangue. Alguns exemplos são a adoção de leite desnatado ou de soja no lugar do integral, mais carnes magras e menos carne vermelha (consumindo até 3 vezes por semana) e queijos brancos em vez dos amarelos. Hoje já existem alguns alimentos enriquecidos com fitoesteróis, como margarinas e fórmulas lácteas, estes produtos podem ser consumidos nas doses recomendadas pelo fabricante.
Não deixe de buscar orientação médica e de outros profissionais especializados (nutricionistas, educadores físicos, etc…) e de fazer exames para verificar as taxas de colesterol. Combinando alimentação + atividade física, você conseguirá manter o equilíbrio do seu corpo para uma vida saudável.

Fontes: Centro de Combate ao Câncer, Revista Exames e Globo Esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.