Dia Mundial do Coração

coracao

Foi a Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) quem escolheu o dia 29 de setembro para celebrar mundialmente o Dia do Coração, desde o ano 2000. O objetivo é divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques.

Responsável por 30% das mortes no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o coração faz mais de 300 vítimas fatais por ano no Brasil, índice que coloca as doenças cardiovasculares no segundo lugar no ranking das causas de óbito no país. Entre elas, o infarto do miocárdio ou a chamada “parada cardíaca” são as de maior incidência. Perdem somente para as doenças cerebrovasculares, responsáveis pelos AVC (acidente vascular cerebral), mais conhecidos como “derrames”. Os dados da OMS revelam ainda que, até 2040, o número de mortes por doenças cardiovasculares cresça 250%, praticamente dobrando em uma década.

A organização apresenta medidas e sugestões para as pessoas praticarem um estilo de vida saudável. Das iniciativas desenvolvidas para promoção da saúde cardiovascular, a World Heart Federation destaca a necessidade de praticar rituais saudáveis no local de trabalho e em casa. A UNESCO e a Organização Mundial de Saúde também participam na organização deste dia.

Neste dia realizam-se campanhas em Portugal e por todo o mundo para promover hábitos de vida saudáveis entre as pessoas, como caminhadas e corridas pela saúde. As atividades são organizadas pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, em conjunto com câmaras municipais e diversas entidades.

Manter o coração saudável equivale a ter uma vida mais longa. Este é o dia perfeito para deixar de fumar, para começar a fazer exercício físico e a alimentar-se melhor, entre outros hábitos saudáveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.