Como fazer para se adequar ao eSocial do jeito certo

Nós todos sabemos que o eSocial prorrogou sua data de início mais uma vez mas para as empresas de grande faturamento em 2016 do grupo 1, não mudou muita coisa, ganharam só mais alguns meses, porém a mudança cultural como o eSocial está propondo será de grande impacto e por sua vez as empresas terão que se adaptar para não sofrer autuações e multas inesperadas pela falta de preparo para essa nova realidade, pensando nesse momento que estamos passando, vamos te dizer em alguns passos, como sua empresa se adequará ao eSocial da forma correta para não ter problemas no futuro.
cronograma esocial novo

Primeiro passo: Regularize seu sistema de folha de pagamento

Sem um parceiro de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), os envios para o eSocial para essa categoria fica muito difícil, pois, eles tem que ser feitos através de mensagerias. Terá que ocorrer a mudança em sistemas, procure o seu fornecedor de sistema de folha de pagamento para adequar a essa mudança e procure um parceiro que tenha webservices, ou seja, integrações com o seu sistema de folha, dessa forma você resolve o problema dos envios para o eSocial.

impacto-esocial

Segundo passo: Implante as Normas Regulamentadoras obrigatórias

Implantando na sua empresa as Normas obrigatórias, o auxilia não sofrer autuações ou multas inesperadas, o regulariza para o eSocial e se o parceiro tiver preparado para essa mudança será muito mais fácil o seu trabalho e aumenta a produtividade. “Mas qual são as Normas obrigatórias?” As NR’s como são conhecidas, elas sempre foram obrigatórias para qualquer empresa que tenham funcionários CLT’s (registrados), temos algumas que são as principais:

 

  • NR9 – PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais)
  • NR7 – PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
  • NR17 – AET (Análise Ergonômica do Trabalho)
  • LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho)
  • Laudo de Periculosidade
  • Laudo de Insalubridade

Nem todas as empresas precisam implantar o LTCAT, laudo de periculosidade e insalubridade, depende muito da análise do seu ambiente de trabalho e os fatores de riscos que as funções de seus colaboradores trazem a ele. Além dessas Normas Obrigatórias, existem outras, dependendo das atividades da empresa fazem necessárias as implantações também, a Engemed é especialista em Saúde e Segurança do Trabalho, pode te ajudar na implantação das NR’s e temos um sistema preparado para o eSocial.

Colocar formulário de avaliação gratuita sobre o eSocial e adequação.

Terceiro passo: Não deixe para última hora

Não deixe sua regularização de sistema de folha e SST para última hora, pois, trabalho feito corrido não sai como o esperado e pode acarretar problemas no meio do caminho dos envios para o eSocial, quando você achou que estava conseguindo a solução só dobrou seus problemas.

Regularize sua empresa o quanto antes, saia na frente e mostre que sua gestão é produtiva. Não perca tempo e faça sua avaliação gratuita, nossos especialistas tem know-how no assunto e podem te esclarecer muitas dúvidas, além de regularizar sua empresa para estar preparada para essa nova mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.