O que eu gostaria de saber sobre as NRs e ninguém nunca me falou

nrs

As Normas Regulamentadoras (NRs) são orientações trabalhistas sobre procedimentos obrigatórios relacionados à saúde e à segurança do empregado. Ao todo são 36 Normas que as empresas devem seguir para atuar dentro da legalidade. Cada uma possui seus próprios parâmetros de regulamentação, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças provocadas pelo trabalho.

As NRs servem como um norte, uma bússola que orienta as ações dos empregadores para tornar os ambientes mais saudáveis e seguros. Elas promovem e preservam a integridade física do trabalhador, estabelecem a regulamentação da legislação pertinente à segurança e medicina do trabalho, além de instituir políticas sobre esses assuntos dentro das empresas.

Como surgiram

A primeira vez que o termo foi utilizado foi no artigo 200 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com redação dada pela Lei n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1977. A aprovação das primeiras NRs, porém, só foi realizada em 1978, quando o então ministério do Trabalho e Emprego (antigo nome da pasta) decidiu padronizar, fiscalizar e fornecer informações sobre os procedimentos básicos das empresas. A princípio eram apenas 28 Normas Regulamentadoras, mas hoje este número está quase na casa das 40.

Quem deve seguir as NRs

Todas as empresas que possuem empregados sob o regime da CLT devem seguir as Normas Regulamentadoras. Isso inclui empresas privadas e públicas, órgãos públicos da administração direta e indireta e também os órgãos dos poderes legislativo e judiciário. A Engemed atua como uma empresa de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), podendo ajudar sua empresa se regularizar as NRs, logo o eSocial iniciará e os eventos de SST serão obrigatórios serem enviados, diante dessa novidade separamos um material para você, o eBook: O Guia Completo para se adequar ao eSocial, basta preencher o formulário abaixo e você receberá em seu e-mail.


Quais são as NRs

Para conhecer cada uma das normas regulamentadoras, clique no nome da que você desejar. Você será direcionado para o site da Previdência Social, que contém todo o histórico de mudanças até as NRs chegarem ao ponto em que elas estão hoje:

Você ainda não regularizou sua empresa, ou precisa renovar seus documentos perante as NRs, faça uma avaliação gratuita como nossos especialistas, nós daremos todo o suporte e apoio que sua empresa necessita para renovação, implantação ou adequação para o eSocial, basta clicar nesse link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.