6 razões para começar a se adequar ao eSocial o quanto antes

Pensando que já se iniciou o eSocial para as empresas de grande faturamento, isso em junho de 2019 e que em janeiro de 2020 se inicia para as demais empresas, estamos notando que ainda existem muitas empresas tanto as de grande faturamento quanto as demais não estão adequadas ou não estão encontrando um parceiro de trabalho certo para realizar essa adequação, por esse motivo elaboramos 6 razões para sua empresa se adequar o quanto antes.

beneficios_rev1

1ª Razão: Envio dos eventos para o eSocial

Os eventos nos quais as empresa de Saúde e Segurança do Trabalho atuará, estão classificados como eventos Não Periódicos, estes eventos não possuem um prazo específico, podem ser enviados a qualquer momento após sua ocorrência, com prazo máximo até o dia sete do mês subsequente, mas cuidado, sabendo que as empresas, setores e escritórios de contabilidade, precisam de tempo hábil para realizar o fechamento para assim emitir as guias de pagamentos como a do FGTS, por exemplo, deduzimos que esse prazo não pode ser seguido. Portanto, a Engemed sugere que os exames clínicos sejam realizados entre o dia 01 a 25, sendo o dia 25 o prazo máximo para realização desses exames. Com essa mudança, a Engemed consegue garantir que o envio seja realizado aos nossos clientes, até o último dia do mês, visto que os eventos não periódicos necessitam ser enviados antes dos eventos periódicos, como por exemplo, folha de pagamento.

Mas atenção, quando falamos sobre data limite de realização de exames, estamos nos referindo sempre ao exame clinico, que irá gerar o ASO com as informações do evento s2220, tendo em vista que os colaboradores podem possuir em seus perfis exames complementares e laboratoriais é necessário saber os prazos de SLA de resultado desses exames e começar o processo com tempo hábil para que o resultado esteja em mãos do colaborador na hora de realizar o clinico, exemplo: se um colaborador precisa realizar um hemograma que, dependendo da região, tem média de 5 dias uteis para sair o resultado, devemos levar em consideração este tempo para cumprir os prazos sugeridos pela Engemed.

2ª Razão: Mudanças na Gestão do RH em relação à Saúde e Segurança do Trabalho (SST)

A Engemed como prestadora de serviços de SST enviará os campos dos eventos que são ligados a saúde e segurança do trabalhador. Como é mostrado no gráfico abaixo, os eventos de SST representam, apenas 6% da obrigação do eSocial, o restante das informações virá de sistemas de folha das empresas ou de seus respectivos escritórios de contabilidade. É importante citar que, mesmo os eventos categorizados como eventos da Saúde do Trabalhador, possuem campos que serão preenchidos pelo software de folha de pagamento do cliente.

3ª Razão: Controle dos exames ocupacionais periódicos, admissionais, retorno ao trabalho, mudança de função e demissionais

Temos um material elaborado para você se aprofundar nesse controle de exames ocupacionais: eBook: 8 dicas para o controle dos exames ocupacionais.

4ª Razão: Fiscalizações mais pesadas sobre as Normas Regulamentadoras

Como o envio será obrigatório para quaisquer empresas, as fiscalizações ficarão mais severas e consequentemente as suas punições.

5ª Razão: Multas aplicadas pelo MTE (Ministério do Trabalho)

Temos um material criado e elaborado de acordo com a NR-28 responsável pela as aplicações das multas, se aprofunde nesse post: O que você não sabia sobre autuações e multas aplicadas pelo MTE.

6ª Razão: O tempo está curto

A Engemed está pronta para prestar um serviço e atendimento de alta qualidade e eficiência, temos com alguns clientes de grande faturamento o projeto funcionando há alguns anos têm a experiência de mais de 30 anos no segmento e expertise para fornecer um serviço com qualidade, entre em contato com um de nossos especialistas fazendo uma avaliação gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.