Coronavírus: informações importantes sobre este vírus que está atingindo o mundo


POR QUE A PREOCUPAÇÃO?

Os coronavírus são uma grande família de vírus, alguns tipos com circulação em humanos e outros tipos com circulação em animais, incluindo camelos, gatos e morcegos. O novo vírus adquiriu a capacidade de ser transmitido de uma pessoa para a outra, e há registros de casos graves, evoluindo para óbito.

EXISTE TRATAMENTO?

Até o momento não existe tratamento específico para este vírus. Os pacientes são tratados com medicações para alívio dos sintomas, e suporte de terapia intensiva quando apresentam dificuldade em respirar.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

A maior parte dos pacientes apresenta febre, tosse e falta de ar.

O QUE TEM SIDO FEITO?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem trabalhado com autoridades chinesas e especialistas globais para aprender mais sobre o vírus, como ele afeta as pessoas que estão doentes, como elas podem ser tratadas e o que os países podem fazer para responder a esta epidemia. Os países, incluindo o Brasil, têm instituído ações de vigilância nos aeroportos para tentar identificar pessoas que entrem doentes.

COMO POSSO ME PROTEGER?

Higienizar as mãos com frequência, com água e sabão ou álcool-gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, evitar contato direto com pessoas que apresentem sinais de infecção respiratória.  Até o momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que sejam evitadas viagens para a região da Província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan (China). Não existem recomendações para se evitar viagens para outras regiões do globo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.