Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus

f299071d13163c93f4d7ab414a0148c9 (1)

 

Recomendação é que população não procure imediatamente hospitais e prontos-socorros

Febre, dificuldade de respirar, dor de garganta, cansaço e tosse seca são sintomas comuns da gripe, mas também do novo coronavírus. Se você apresentar esses sintomas iniciais do vírus, a orientação do Ministério da Saúde é ligar no número 136 para buscar informações do que fazer ou procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

As redes de emergência, como hospitais e prontos-socorros, devem ser evitadas para dar espaço apenas para os casos mais graves de saúde ou para as pessoas pertencentes aos grupos de risco, como idosos, portadores de doenças crônicas e pacientes que passam por quimioterapia.

As pessoas que estiverem doentes e irem nesses hospitais, elas vão terminar se encontrando com outras pessoas que estão doentes, que estão imunodeprimidas por outras razões, e a possibilidade da 1       ‘transmissão se eleva muito.

Pessoas que estão com a garganta doendo e nariz escorrendo não devem procurar os hospitais, e não só agora, a gente precisa se educar para entender que hospital é indicado para pessoas com doenças graves.

Outra orientação para quem estiver com sintomas e for procurar atendimento médico em uma UBS é a utilização de máscara de proteção. A ideia é proteger as pessoas ao redor. Lembrando que a transmissão pode acontecer através da saliva, espirro, tosse ou do contato com pessoas e objetos contaminados.

Em 80% dos casos, os sintomas de coronavírus são leves, semelhantes a uma gripe. Nestes casos, as pessoas receberão a orientação de ficar em casa, com acompanhamento da Atenção Primária em Saúde (APS). Geralmente, são prescritos remédios (antitérmicos e analgésicos) para controle dos sintomas, ingestão de bastante água e repouso.

Já os casos mais graves, quando a pessoa apresenta falta de ar progressiva, serão encaminhados a um hospital de referência estadual para isolamento e tratamento.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.