Exercícios respiratórios ajudam a controlar emoções

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Respiração contribui para a saúde e o bem-estar do corpo e da mente; veja dicas

Este “novo normal” que chegou às nossas vidas após a covid-19 pode ser uma oportunidade de prestarmos atenção ao modo de respirar. Nossas emoções estão diferentes e os exercícios respiratórios em casa podem nos ajudar e muito.

É o que dizem os integrantes do Grupo de Estudos em Yoga da USP (Universidade de São Paulo). Segundo eles, quando enfrentamos uma alteração emocional, nossa respiração muda imediatamente. Ela é livre e ampla, com mais movimentos diafragmáticos, quando estamos felizes. Mas, na hora da tensão, se torna curta, movimentando as costelas.

“Os exercícios respiratórios nos convidam a tomar consciência dessa relação e da possibilidade de estabelecer o caminho de volta, ou seja, através da manipulação confortável da respiração, influenciar as emoções positivamente”, explicam.

Quando controlamos a inspiração e expiração, podemos levar nossa mente a um estado mais tranquilo. Isso ajuda também no contato com outras pessoas.

O grupo estuda a relação entre as práticas respiratórias e a ioga, que lida com posturas, relaxamento e meditação visando ao controle das emoções diárias. A primeira providência é encontrar um ambiente relaxante e uma posição confortável.

“Quando, no início dos exercícios respiratórios, nos dispomos simplesmente a prestar atenção na respiração, no fluxo de ar passando pelas narinas, na temperatura do ar que entra e sai, começamos um processo que possibilita perceber a diferenciação entre os sentimentos e a respiração”, esclarece o grupo.

A ideia é a seguinte: quando voltamos nossa atenção para a respiração espontânea, observamos nossos pensamentos e emoções de maneira mais distanciada, sem nos afetar tanto com aspectos negativos.

O próximo passo é manipular a duração e a profundidade (volume) tanto da inspiração quanto da expiração. Durante o exercício, a expiração deve ser mais lenta do que a inspiração, em uma proporção de 1 por 2. Por exemplo, se você inspirar em quatro segundos, expire por oito segundos.

Ao longo da prática, procure seguir também estas dicas:

– No início, apenas observe a temperatura do ar que entra e sai pelas narinas por dois minutos, sem controlar a velocidade ou o volume do ar respirado;

– Depois disso, conte o tempo de uma expiração prolongada e confortável e inspire em metade desse tempo. Faça isso por mais dois minutos, sempre de forma confortável e sem forçar;

– Ao fim do exercício, permaneça mais um minuto de olhos fechados, tentando identificar como você se sente –é muito provável que esteja mais tranquilo.

A prática adequada pode conduzir ao aumento da paz interior, sensações de acolhimento e satisfação, características e decorrentes de uma pacificação atencional e do metabolismo, que resulta em efeitos emocionais positivos.

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