O que é síndrome da visão do computador?

Atualmente as pessoas passam grande parte do tempo conectadas, seja por motivo de trabalho, estudo ou apenas por lazer. Esse comportamento tem provocado em muitos a Síndrome da Visão do Computador (CVS). Mas o que é isso?

A Síndrome da Visão do Computador é um conjunto de sintomas relacionados ao tempo em as pessoas ficam olhando para computador, tablet ou smartphone. O mais comum é sensação de olho seco. Cada indivíduo é atingido de maneira diferente; contudo, os sintomas parecem acentuados em quem passa mais tempo mexendo nos eletrônicos.

Portanto, para aqueles que apresentam desconforto nos olhos, é necessário procurar o oftalmologista para verificar se há algum dano e começar o tratamento o mais rápido possível.

Os sintomas mais comuns da Síndrome da Visão do Computador são:

  • Sensação de olhos secos;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Visão embaçada;
  • Ardência nos olhos;
  • Olhos vermelhos;
  • Coceira;
  • Fotofobia;
  • Fadiga ocular.

Fatores externos podem contribuir para a ocorrência dos indícios acima, como pouca iluminação do ambiente, ficar muito próximo à tela, algum problema oftalmológico que ainda não foi identificado e, portanto, não é tratado, além de permanecer em postura inadequada – o que, inclusive, pode apontar outros sinais que se manifestam através de dores no pescoço e ombros.

Motivo da Síndrome da Visão do Computador

Um dos motivos para o surgimento da Síndrome da Visão do Computador é o fato de os olhos piscarem menos vezes quando estamos diante da tela do computador. Isso ocasiona o ressecamento e a sensação de olhos secos aumenta.

Ao ficar muito tempo na frente do computador, tablet ou smartphone, o olho é mais exigido para acompanhar o que acontece na tela, causando mais rapidamente o cansaço. Juntam-se a esse comportamento os elementos externos, como baixa iluminação e má postura, e os sintomas aparecem.

O oftalmologista faz o diagnóstico de Síndrome da Visão do Computador através do exame de rotina, avaliando os hábitos da pessoa e seu histórico. Além disso, é possível que seja usado algum medicamento e/ou aparelhos para conclusão do exame.

Tratamento para Síndrome da Visão do Computador

O médico, após os exames, vai indicar o tratamento adequado de maneira individual. Ou seja, o protocolo será seguido de acordo com cada caso, embora alguns métodos sejam idênticos em muitos cenários.

Para diminuir a sensação de ardência e olho seco, por exemplo, é habitual a indicação do uso de colírio lubrificante. A terapia ocular também é comum. Fazer alguns exercícios oculares específicos ajuda o olho a focar melhor. Outro procedimento corriqueiro é a indicação do uso dos óculos para corrigir algum problema.

Paralelamente, é necessário tomar algumas atitudes para ajudar no tratamento, como manter uma distância correta da tela, de 40 cm a 70 cm dos olhos, iluminação adequada do local e postura propícia para diminuir o desgaste físico.

Cuidados simples no dia a dia

Sem perceber, passamos horas à frente do computador, tablets e smartphone todos os dias e, para evitar problemas oculares e proporcionar o máximo de conforto visual possível, alguns cuidados devem ser observados.

Piscar, um movimento natural do corpo, diminui após horas de trabalho sem que o indivíduo perceba. Normalmente o olho pisca 22 vezes por minuto, mas esse número diminui para 12 a 15 vezes durante a leitura e pode chegar a cinco vezes diante da tela do computador. Pode parecer tolo, mas colocar um lembrete próximo à tela vai te ajudar a se lembrar desse movimento simples e muito importante.

Outra medida recomendada por especialistas em ergonomia é o descanso de pelo menos cinco minutos a cada hora trabalhada. Aproveite esse intervalo para movimentar-se, alongar os músculos dos braços, pernas e pescoço, além de dar uma folguinha para os olhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.