29 DE SETEMBRO – DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

O Dia Mundial do Coração foi criado para alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração

A data foi criada pela Federação Mundial do Coração, e passou para o calendário oficial da saúde em 2000. O objetivo foi marcar essa data como sendo um dia de atitude preventiva e promoção de ações relativas as condições básicas para uma vida saudável.

O que é o coração?

O coração é um músculo !! Ele bombeia e faz circular o sangue por todo seu corpo, através de artérias e veias, levando oxigênio e nutrientes ao organismo.

O que são doenças cardiovasculares?

 São doenças provocadas pelo endurecimento de artérias, as paredes internas criam acumulo de gordura e bloqueiam a passagem de sangue. Quando isso acontece, pode ocorrer um entupimento parcial ou total das artérias, elevando a pressão arterial.

As principais doenças são: infarto, hipertensão, insuficiência cardíaca, AVC

MANTENHA SEU CORAÇÃO EM FORMA

Os especialistas apontam que fazer diariamente 30 minutos de caminhada leve, não fumar e manter uma rotina alimentar saudável contribuem em muito para manter seu coração saudável.

As atividades físicas ajudam o coração a funcionar melhor, baixam a pressão arterial e colesterol e juntamente com uma alimentação saudável promovem qualidade de vida.

Para maiores esclarecimentos sobre o assunto, a Sociedade Brasileira de cardiologia disponibiliza em seu site uma série de artigos e matérias muito interessantes, até mesmo um “cardiômetro”, atualizado “on line” com o número de óbitos causados por doenças cardiovasculares no Brasil. (http://www.cardiometro.com.br/testes.asp)

 

  • Todo ano morrem 17 milhões de pessoas ao redor do mundo por infarto
  • No Brasil, cerca de 300 mil vitimas são fatais.
  • Metade dessas pessoas tem menos de 55 anos
  • Estudos mostram que cerca de 52% dessas vítimas eram fumantes
  • Comprovadamente, adotar ações preventivas, visitar seu médico regularmente e adquirir hábitos saudáveis reduzem pela metade a incidência de problemas cardíacos fatais

 

Quando realizar exames preventivos?

 A partir dos 20 anos a recomendação é realizar exames a cada 5 anos, esses exames verificam níveis de colesterol, triglicérides, glicemia.

O controle da pressão arterial deve ser feito a cada 2 anos.

Acima de 40 anos os exames devem ser anuais, além do teste ergométrico e função renal, a pressão arterial 1 vez ao ano.

Visite seu médico regularmente e jamais pratique a automedicação.

Em se tratando de coração, para esclarecer qualquer dúvida procure sempre um cardiologista!

 

Fonte: Latin Med e Hospital do Coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.