19 de Janeiro – Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional

No dia 19 de janeiro é celebrado o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional.

Qual importância a Terapia Ocupacional está exercendo nesta pandemia?

Este profissional é capaz de discutir /ajudar as pessoas no planejamento da rotina do dia a dia em busca do equilíbrio mental e realização pessoal. A produtividade pessoal e o planejamento da rotina ocupacional que nós temos em nossas vidas, foi alterada neste momento. A pandemia trouxe a necessidade de ajustes para uma nova perspectiva de rotinas ocupacionais. O profissional de T.O. pode promover um impacto muito positivo no desempenho social e ocupacional dos indivíduos, ajudando-os neste planejamento e ajuste necessário.

A pandemia também trouxe uma ampliação nas possibilidades de oferta de atendimentos terapêuticos com o advento do tele atendimento, que nos ofereceu uma visão do ambiente domiciliar/laboral dos indivíduos de forma mais efetiva, o que nos permitiu ampliar as intervenções terapêuticas.

O que faz um terapeuta ocupacional?

Segundo definição da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA, 2015) a T.O. é definida como “o uso terapêutico de atividades diárias (ocupações) em indivíduos ou grupos com o propósito de melhorar ou possibilitar a participação em papéis, hábitos e rotinas em diversos ambientes como casa, escola, local de trabalho, comunidade e outros lugares”.

Qual o papel da terapia ocupacional no âmbito da saúde coletiva?

São vários papéis onde estão envolvidos diversos tipos de atividades cotidianas para os indivíduos, grupos ou populações, sendo elas: AVDs (atividades de vida diária), AIVDs (atividades instrumentais da vida diária), descanso e sono, educação, trabalho, brincar, lazer, e participação social. O foco também está na promoção da saúde mental e ocupacional em ambientes laborais.

Além de atender pessoas com deficiência, quais outras atividades pode desenvolver um terapeuta ocupacional?

Podem prestar serviços aos clientes tanto diretamente, em ambientes como hospitais, clínicas, indústrias, escolas, lares e comunidades, quanto indiretamente, através das consultorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.