NR-11 Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais

O que é a NR-11?

A NR-11 foi publicada em 1978 pela portaria 3.214 que passou por três alterações, nos anos de 2003, 2004 e 2016. De acordo com a classificação das NRs, trazida pela portaria 787 de 2018, a NR-11 é especial, que regulamenta a execução do trabalho considerando as atividades, instalações ou equipamentos utilizados, sem estar condicionado a setor ou atividade econômica específica.

Abordagem

Aborda maquinários específicos que são utilizados em diversos setores do mercado, sendo importante para quem atua com essas atividades que fazem uso desses maquinários. Trata da segurança na operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

Diretrizes

A norma dá as diretrizes para melhor forma de utilizar estes maquinários, sempre em prol da segurança em sua utilização, ou seja, segurança no trabalho. Toda a parte normativa, orienta sobre a forma mais segura com relação ao uso dos maquinários de forma bem específica.

Anexo I

A partir da quarta página temos o anexo I da NR-11, que leva o título “REGULAMENTO TÉCNICO DE PROCEDIMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE CHAPAS DE ROCHAS ORNAMENTAIS.” O anexo I também traz informações sobre programas de capacitação, já que estamos lidando com a operação de maquinários que exigem conhecimento específico para sua utilização.

 

A ENGEMED está preparada para te assessorar em todas as NR’s

Consulte-nos!

(11) 3220-0020

engemed@engemed.med.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.