A data simboliza um marco da luta dos trabalhadores por ambientes seguros de trabalho.
No Brasil, segundo o Ministério do Trabalho e da Previdência, o CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) registrou 571,8 mil acidentes de trabalho no ano de 2021.
Anualmente o dia 27 de julho é dedicado como o como marco nacional das medidas de Prevenção a Acidentes do trabalho. As portarias N.º 3236, que institui o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a portaria N.º 3237, que tornou obrigatório os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em empresas com um ou mais empregados, do Ministério do Trabalho, foram publicadas no dia 27 de julho de 1972. Assim foi instituído o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Com a criação do Ministério do Trabalho, em novembro de 1930, surgiram órgãos regulamentadores voltados ao interesse do trabalhador. Somente no ano de 1972, com a regulamentação da formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, foi quando se deu o marco oficial da luta contra acidentes de trabalho.
O Ministério da Saúde alerta para os cuidados que os trabalhadores do país devem ter para evitarem acidentes em seus empregos. Zumbido, irritabilidade, dores na coluna, estresse e lesões por esforço repetitivo são alguns exemplos de agravos que muitos deles ficam expostos todos os dias. Por isso, o Ministério da Saúde estabeleceu, para fins de notificação, o Sistema de Agravos e Notificação, que regulamenta a notificação compulsória de 11 agravos à saúde do trabalhador em toda rede do SUS. São eles:
- Acidente de Trabalho Fatal;
- Acidentes de Trabalho com Mutilações;
- Acidente com Exposição a Material Biológico;
- Acidentes do Trabalho em Crianças e Adolescentes;
- Dermatoses Ocupacionais;
- Intoxicações Exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados);
- Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT);
- Pneumoconioses;
- Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR;
- Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho;
- Câncer Relacionado ao Trabalho.
Como evitar os acidentes de trabalho?
- Prevenção: Elabore a CIPA dentro de sua empresa, juntamente com o SESMT, eles serão responsáveis por medidas preventivas. Entre elas a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho);
- Elaborar PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos);
- Elaborar PCMSO;
- Uso correto de EPI.
A ENGEMED está preparada para te assessorar em todas as NR’s
Consulte-nos e evite acidentes de trabalho em sua empresa.
Clique aqui e fale diretamente com um de nossos consultores.
Fonte: BVS e GOV.BR.