×
Saúde Mental e Energia no Trabalho: o que a Física Quântica tem a ver com isso?

Energia e Saúde Mental sob a Ótica Quântica

A saúde mental no ambiente de trabalho tem sido um dos temas mais discutidos dos últimos anos e com razão. No Brasil, os afastamentos por transtornos mentais mais que dobraram, passando de cerca de 200 mil em 2022 para 470 mil em 2024, segundo dados do MPT e da OIT.

Além do impacto pessoal, o adoecimento emocional também afeta diretamente o desempenho profissional, a produtividade e as relações dentro das empresas.

De acordo com o advogado Dr. Nei Calderon, sócio do escritório Rocha, Calderon Advogados Associados, “a interação entre os diversos aspectos da vida, trabalho, família e questões pessoais, pode gerar comportamentos imprevisíveis, que afetam tanto a saúde mental quanto os resultados das companhias”.

Em sua obra “Gestão Humanista e Humanizada – Uma Teoria Quântica para Enfrentamento do Assédio no Meio Ambiente de Trabalho”, o autor propõe uma reflexão interessante sobre os possíveis caminhos para a construção de ambientes corporativos mais éticos, conscientes e sustentáveis.

Sabemos que existe uma relação entre o equilíbrio energético e o bem-estar emocional, reforçando a importância de uma gestão que valorize a dimensão humana nas relações profissionais.

“A energia física e mental é a centelha que anima corpo e mente. Quando está em equilíbrio, sentimos vitalidade e saúde. Quando há desequilíbrio, surgem doenças físicas, mentais e até espirituais.”

A Psicologia também reconhece que o bem-estar é multifatorial, resultado do equilíbrio entre diversas áreas da vida:

  • Saúde
  • Trabalho
  • Finanças
  • Família
  • Espiritualidade

Assim, cuidar da saúde mental é mais do que uma questão emocional, é um ato de equilíbrio, que impacta o corpo, a mente e o desempenho profissional.

Empresas humanizadas compreendem que colaboradores equilibrados produzem mais, se relacionam melhor e constroem ambientes mais saudáveis.

Por: Drº Ivan Estevam Zurita Júnior

Entre em contato